IMG_20180817_100411
IMG_20180816_090033
IMG_20180814_144059
IMG_20180813_113538
IMG_20180816_135724
IMG_20180817_154801

POR QUE ESTE PROJETO EXISTE?

A divulgação científica pode empoderar as pessoas.

Uma vez que entendemos como a ciência funciona, e aprendemos a distinguir boatos de fatos, podemos fazer escolhas melhores e nos sentirmos seguros quanto a elas. É por isso que acreditamos que a divulgação científica é tão importante na nossa sociedade, porque ela nos protege da manipulação.

Embora tenhamos comunicadores incríveis fazendo seus trabalhos em divulgação científica, precisamos que os cientistas nos ajudem nesta missão. Mas tem um problema aí: os cientistas não são treinados para se comunicar sobre os seus trabalhos com não-especialistas (o que pode ser bastante difícil!), e eles frequentemente pensam que não conseguem fazê-lo. Além disso, eles se sentem desencorajados a fazer isso quando não vêem benefícios diretos em suas carreiras.

“Mas seremos ainda cientistas se nos desligarmos da multidão?”
– Bertolt Brecht, A Vida de Galileo

A divulgação científica é uma área interdisciplinar e foi assim que este projeto nasceu: por que não juntar pessoas com diferentes habilidades para construirmos juntos um curso completo de divulgação científica voltaado para jovens1 cientistas?


IGNITE é um projeto completamente aberto, e você pode copiar, contribuir, replicar, reproduzir, cortar ao meio, colar de volta, colocar gliter em cima… e fazê-lo ainda melhor! Aqui você encontrá recursos para promover um curso prático divertido de divulgação científica (ou mesmo estudar sozinho/sozinha!).

A divulgação científica é a difusão do conhecimento, e a comunicação de ciência e tecnologia entre profissionais e para o público. Portanto, neste workshop você encontrará recursos para se comunicar melhor com não-especialistas, e isso inclui outros cientistas.

Então se você ama divilgação científica, vem comigo, que eu tenho certeza de que você vai encontrar alguma coisa útil pra você neste site.

Para ler mais sobre contribuição, dê uma olhada no Guia de Contribuição, no nosso Código de Conduta e no nosso Roteiro de atividades.

Divirta-se!


1: “Jovens” aqui se refere a um estado de espírito. 😉